sábado, 28 de maio de 2022

A crise segundo Einstein



"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.

A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos.

A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura.

É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.

Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar superado.


Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções.

A verdadeira crise, é a crise da incompetência.

O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis.

Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia.

Sem crise não há mérito.

É na crise que se aflora o melhor de cada um.

Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo.

Em vez disso, trabalhemos duro.

Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la"


Albert Einstein

http://psicoarteterapeutaaabiliomachado.blogspot.com         http://ensinamentosdopapainoel.blogspot.com

terça-feira, 24 de maio de 2022

Homossexualidade na adolescência: esse assunto é para mim?

 


Homossexualidade na adolescência: esse assunto é para mim? 


Quantas vezes você já parou e pensou se é homossexual por pensar ou desejar um amigo ou amiga do mesmo sexo que o seu? Com certeza, esse pensamento já passou na cabeça de muitas pessoas. Principalmente na adolescência, período da vida em que experimentar, testar limites e se definir são parte da "missão" do jovem.


Mas, esse tipo de experiência pode ser levada "numa boa" ou pode se transformar em um conflito muito difícil de ser superado, principalmente para o jovem que se percebe homossexual e que portanto, precisa construir uma identidade como tal.

Reconhecer a própria homossexualidade na adolescência pode ser difícil porque precisamos nos sentir "normais", como a maioria. E sabemos que a maioria dos jovens é heterossexual, então para o jovem que se reconhece homossexual há aparentemente dois caminhos: procurar uma turma que seja como ele ou tentar parecer como os outros. De qualquer forma, esses caminhos podem trazer sofrimento porque parecer como os outros faz com que sua autoestima seja diminuída, porque ele não será "normal". Com uma baixa autoestima, o jovem poderá se isolar dos outros, ter depressão, começar a abusar de drogas ou álcool e deixar de ir à escola. Se, por outro lado, o jovem procura uma turma de amigos que seja como ele, terá que enfrentar, em muitos casos, o preconceito de outros amigos e de sua própria família, o que pode trazer as mesmas consequências de depressão e baixa autoestima.

Como fazer então para construir uma identidade homossexual na adolescência de maneira saudável? Em primeiro lugar, sabendo que a homossexualidade é apenas outra forma de se desejar alguém e que emocionalmente temos a capacidade de amar em igual intensidade homens e mulheres.

Nesses momentos, muitas vezes o jovem é "convidado" por sua família a fazer terapia, em uma tentativa de consertar sua "opção". Se esse for o caso, encare essa obrigação como uma oportunidade. Primeiro porque o terapeuta não pode revelar aos pais todos os detalhes do que for conversado e em segundo você pode trabalhar sua autoestima e seus desejos de forma a se tornar um adulto livre de conflitos com sua sexualidade.


Homossexualidade não é doença e não é uma opção, porque não podemos controlar nossos desejos. Da mesma forma que você gosta de determinada comida ou banda, diferente de seus pais e amigos, você também pode gostar de outra pessoa do mesmo sexo que o seu. Apenas se certifique de que não está usando esse desejo como uma forma de "afrontar" seus pais ou outras pessoas a sua volta, que é outro comportamento típico da adolescência. Assuma seus desejos verdadeiros e aprenda a lidar com eles, que ao ver sua felicidade, sua família e amigos aprenderão a aceitar e a lidar com eles também.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

DICAS PARA MELHORAR A SAUDE MENTAL NA SUA EMPRESA.


 Dicas para melhorar a saúde mental na sua empresa

Segue abaixo sugestões que vão servir de plano de ação para melhorar a saúde mental no trabalho.


1- Em primeiro lugar, tenha um ambiente de trabalho saudável e harmonioso


Quando usamos o termo harmonia logo vem na mente uma orquestra sinfônica. Por isso, esse é um bom exemplo de local de trabalho que deve ser tranquilo para que todos possam executar as suas tarefas no tempo certo.


2- Formule e faça a comunicação do código de ética da sua empresa


Assegurar que as pessoas serão respeitadas sem distinção e que qualquer caso de assédio moral ou sexual será punido com rigor. Isso mostra a característica de uma empresa que respeita seus colaboradores.


3- Não estimule que o funcionário ultrapasse o seu horário, ou continue conectado normalmente.


O horário de descanso e para as refeições devem ser respeitados integralmente. Quando isso não acontece, a produtividade tende a cair também.


4- Uma boa dica é ter um suporte dentro do RH de pessoas capacitadas para ouvir os colaboradores e apoiar na integração do mesmo ao time.


5- Estimular práticas saudáveis como alimentação e exercício físico são importantes para o bem-estar de seus colaboradores. Algumas empresas disponibilizam ou oferecem aos seus funcionários o uso de academias de ginástica. Ou seja, como uma forma de ajudar não só na sua saúde física, mas também a sua saúde mental.


Conheça um terapeuta

O terapeuta sempre está buscando soluções para que sua gestão seja muito mais eficaz e produtiva. Conheça as soluções que o terapeuta tem para lhe ajudar. Com essa ressignificação, a agilidade e rapidez transformará seu time que vai trabalhar muito mais preparado, e certamente suas vendas vão crescer muito mais. De hoje mesmo um grande passo que vai ajudar a você e aos seus colaboradores a ter uma melhor gestão no tempo. O que vai trazer a todos, uma melhora significativa na qualidade de vida e no bem estar fisico e mental de todos.

PSICÓLOGO AMGO OU AMIGO PSICÓLOGO

  Na delicada dança das relações humanas, um verso inesperado ecoa: "Muitas vezes não se quer um psicólogo, e sim um amigo." Essa...