"Há muito tempo atrás, na China antiga, as pessoas perceberam gradualmente que, em sua luta pela sobrevivência, certos movimentos corporais, concentração mental e imaginação, combinados a várias formas de respirar, podiam ajudá-las a ajustar algumas funções corporais. Esse conhecimento e experiências foram sintetizados e refinados com o passar do tempo, e transmitidos de uma geração a outra... dando forma ao que é conhecido hoje como Qigong Tradicional.
O Qigong estava envolvido em vários aspectos da vida dos antigos, harmonizando a relação entre o homem e o céu. O surgimento de grandes mestres e várias proezas do Qigong dos tempos antigos ajudaram a criar a base da formação da cultura chinesa, inclusive a criação da linguagem escrita, a descoberta da medicina à base de ervas e o nascimento de várias formas de arte.
Uma característica comum do Qigong é o treinamento simultâneo do corpo e da mente. O cultivo dual da personalidade e da essência é o principal ingrediente do Qigong Tradicional. Seu estilo consiste tanto em movimentos quanto em imobilidade, e seu método se caracteriza pela combinação da mente (consciência), do qi (bioenergia), do corpo e do espírito.
O Qigong Tradicional baseia-se no principio da Virtude. Só enfatizando a virtude, sendo virtuoso e mantendo a virtude, tendo um coração benevolente e virtuoso, um caráter virtuoso e atos virtuosos é que podemos chegar à harmonia com nosso ambiente e satisfazer os três requisitos necessários à prática do Qigong: calma, tranqüilidade e naturalidade. A virtude é a chave de ouro para abrir a porta do Qigong."
Parece que o estado de bigu ocorre espontaneamente em alguns praticantes de Qigong, sem uma preparação especial além de seu modo de vida diário – em outras palavras, não passam por nenhum processo particular. É interessante que aqueles que praticam o Qigong são o único grupo que encontrei fazendo estudos avançados sobre a condição de viver sem comida. A maior parte da pesquisa tem sido feita em chinês e descobrir mais coisas a respeito tem sido difícil devido às barreiras da língua, e também porque esses praticantes de Qigong preferem evitar as controvérsias.
Os mestres do qi disseram que o momento atual ainda não é apropriado para a disseminação do bigu em grande escala e que o Ocidente em geral ainda não está preparado para isso, embora a situação tenha melhorado muito nos últimos tempos. Disseram também que a razão de não encorajarem as pessoas a procurar a experiência de bigu nesse momento é que, quando alguém entra nesse estado, fica muito sensível e, por isso, é facilmente perturbada pelos desejos e pensamentos negativos das pessoas que têm dificuldade – para dizer o mínimo – em aceitar esse fenômeno.
Embora o bigu esteja sendo discutido abertamente outra vez em alguns círculos de Qigong, segundo minha fonte de pesquisa, um homem esteve em bigu durante três anos e meio, até a controvérsia começar, e pediu-se aos praticantes que abandonassem esse estado. Como já disse em capítulos anteriores, você não tem como esconder dos outros o fato de que não precisa comer.
Esses mestres do qi disseram que nem todos lidam bem com esse estado, que conhecem algumas pessoas "que ficaram quase psicóticas por causa da sensibilidade extrema, por um lado, e tiveram reações inadequadas a vários fenômenos aos quais ficaram expostas em conseqüência do estado de bigu. Por outro lado, ficaram especialmente exasperadas com os conflitos no trabalho ou com a família que giravam em torno de seu estado de bigu. Do lado positivo, falaram sobre uma leveza e uma energia incríveis e sobre a necessidade de muito pouco sono enquanto se mantiveram nesse estado. Mesmo agora, todos os que não estão oficialmente em bigu em certos círculos de Qigong comem pouco, muito pouco".
Isso é totalmente diferente do que vivenciamos, pois os Embaixadores da Luz em geral são pessoas dedicadas à auto-maestria e fazem intencionalmente o programa do prana, enquanto aqueles que entram em bigu têm essa experiência quase que acidentalmente.
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