quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

SALA DE AULA DOS SONHOS...

Se existe um lugar onde se percebe claramente a educação de cada um é na sala de aula. Antigamente as escolas mantinham em seus currículos uma discipli na chamada de "Etiqueta e Boas Maneiras". 



Era a época em que as escolas separavam meninas e meni nos. Havia as escolas somente para as moças admi nistradas por freiras e as exclusivas para os rapazes, administradas pelos padres.

As moças eram preparadas para as prendas do lar e para a arte de receber e educar os filhos.

Como a disciplina (Etiqueta e Boas Maneiras) caiu, que tal recordar algumas dicas que vão ajudar, inde pendente se você é do ensino fundamental, médio ou superior

- Comece o dia cumprimentando colegas, profes sores e demais funcionários da escola. Um bom dia ou boa tarde vão muito bem.

- O resultado de uma avaliação só interessa ao aluno. Evite ficar perguntando quanto cada um tirou, especialmente se sua nota for das mais altas.

- Não interrompa o professor a todo instante. Vá anotando as dúvidas e quando for o momento certo levante a mão e pergunte se pode fazer a pergunta. Educadamente.

- Sala de aula não é uma extensão de sua casa. Respeite seus colegas e seus professores. Sente-se corretamente na cadeira, nada de ficar mastigando na hora da aula e, regra de ouro, celular no silencioso, sempre.

- Trabalho em equipe precisa ser dividido entre todos. Esqueça aquela estória de "eu sou, eu sei, eu fiz". Ninguém é auto suficiente, todos precisam de to dos. Dividir tarefas e louros é sinal de atitude correta e de boa educação

- Evite pedir objetos emprestados, principalmente sem o conhecimento do dono. Mantenha seus perten ces em ordem.

- Assim como as pessoas, o patrimônio da escola também deve ser respeitado.

- Nada de riscar carteiras, estragar papel higiêni co, sujar paredes e outras atitudes piores.

É de pequenino que se torce o pepino. É de pequenino que se aprende a ser bem educado e civilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PSICÓLOGO AMGO OU AMIGO PSICÓLOGO

  Na delicada dança das relações humanas, um verso inesperado ecoa: "Muitas vezes não se quer um psicólogo, e sim um amigo." Essa...