sábado, 27 de fevereiro de 2021

ABRINDO A PORTA PARA A CRIAÇÃO

 

.




ABRINDO A PORTA PARA A CRIAÇÃO


Aprender no sentido real da palavra é possível apenas nesse estado de atenção, em que não existe compulsão externa ou interna. O pensar correto pode surgir apenas quando a mente não está escravizada pela tradição e memória. É a atenção que permite que o silêncio chegue à mente, que é a abertura da porta para a criação. Por isso a atenção é da maior importância. O conhecimento é necessário no nível funcional como um meio de cultivar a mente, e não como um fim em si mesmo. Estamos interessados, não com o desenvolvimento de apenas uma capacidade, como a do matemático, ou do cientista, ou músico, mas com o total desenvolvimento do aluno como ser humano. Como o estado de atenção pode surgir? Ele não pode ser cultivado pela persuasão, comparação, prêmio ou punição, todas elas formas de coerção. A eliminação do medo é o começo da atenção. O medo existirá enquanto houver uma urgência de ser ou de se tornar, o que é a busca de sucesso, com todas as suas frustrações e contradições tortuosas. Você pode ensinar concentração, mas atenção não pode ser ensinada do mesmo modo que você não pode possivelmente ensinar a liberdade do medo; mas podemos começar a descobrir as causas que geram medo, e compreendendo estas causas há a eliminação do medo. Então a atenção surge espontaneamente quando em torno do estudante existe uma atmosfera de bem estar, quando ele tem o sentimento de estar seguro, estar confortável, e está ciente da ação desinteressada que vem com o amor. O amor não compara, e assim a inveja e a tortura do 'vir a ser' cessam.


J. Krishnamurti Life Ahead Saanen 4th Public   3rd August 1974.


#PsicologoAbilioMachado

#abrindoaportaparaacriacao

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Confiar em si...

 


A sua força interior aparece conforme é chamada.

Se você chamar e exigir alegria, inteligência, resistência, vontade férrea, coragem e fé, elas apontarão e se mostrarão por inteiro.

Confie no seu reservatório interior. Peça a Deus que amplie a sua capacidade de extrair de dentro as satisfações, as forças e as ajudas. Não seja como os que pedem esmola, sem saber que são ricos, como os que choram, sem saber que possuem alegria e como os que se desesperam, sem saber que carregam esperança.

Tome consciência de si mesmo.

A consciência desperta é força acionada e problemas extintos.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

O VELHO, O MENINO E O BURRICO

 Em pleno calor do dia um pai andava pelas poeirentas ruas de Keshan junto com seu filho e um jumento. O pai estava sentado no animal, enquanto o filho o conduzia, puxando a montaria com uma corda.


-Pobre criança - exclamou um passante - suas perninhas curtas precisam esforçar-se para não ficar para trás do jumento. Como pode aquele homem ficar ali sentado tão calmamente sobre a montaria, ao ver que o menino está virando um farrapo de tanto correr?
 
O pai tomou a sério esta observação, desmontou do jumento na esquina seguinte e colocou o rapaz sobre a sela. Porém, não passou muito tempo até que outro passante erguesse a voz para dizer:

- Que desgraça! O pequeno fedelho lá vai sentado como um sultão, enquanto seu velho pai corre ao lado.

Esse comentário muito magoou o rapaz e ele pediu ao pai que montasse também no burro, às suas costas.
 
- Já se viu coisa como essa, - resmungou uma mulher usando véu - tamanha crueldade para com os animais? O lombo do pobre jumento está vergado, e aquele velho que para nada serve e seu filho abancaram-se como se o animal fosse um divã. Pobre criatura.
 
Os dois alvos dessa amarga crítica entreolharam-se e, sem dizer palavra alguma, desmontaram. Entretanto, mal tinham andado alguns passos quando outro estranho fez troça deles ao dizer:
 
- Ainda bem que eu não sou tão bobo assim. Por que vocês dois conduzem esse jumento se ele não lhes presta serviço algum, se ele nem mesmo serve de montaria para um de vocês?

O pai colocou um punhado de palha na boca do jumento e pôs a mão sobre o ombro do filho.

-Independente do que fazemos  - disse -  sempre há alguém que discorda de nossa ação. Acho que nós mesmos precisamos determinar o que é correto.


#ensinamentosdopapainoel

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud

 


A presente lista é a Versão Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud da Imago, com 23 volumes.

Considerado o pai da Psicanálise, os estudos de Sigmund Freud foram importantíssimos para a psiquiatria. Em suas análises do inconsciente, ele escreveu obras que falam  até sobre o significado dos sonhos. Vale lembrar, que os escritos de Freud foram publicados por diferentes editoras, com diferentes organizações

as 23 obras...

fonte: peloamordadeusa

Vamos juntos ?



Usamos de sabedoria quando buscamos a transformação 
na procura de cada dia nos conscientizarmos da importância 
de refletirmos sobre as nossas atitudes no dia a dia, para que, 
fazendo o nosso melhor, possamos ser a transformação que 
desejamos ver no mundo. Buscar a paz interior e, 
consequentemente a felicidade, é uma meta a ser conquistada. 
Vamos juntos nesta jornada?


#psiabiliomachado

PSICÓLOGO AMGO OU AMIGO PSICÓLOGO

  Na delicada dança das relações humanas, um verso inesperado ecoa: "Muitas vezes não se quer um psicólogo, e sim um amigo." Essa...