sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Foque mais em você....

 

comparar com os outros

PARE DE SE COMPARAR COM OS OUTROS (E FOQUE EM VOCÊ)

Um dos caminhos mais rápidos para detonar a sua autoestima e ser infeliz é se comparar com os outros. E, ainda assim, as pessoas insistem em fazer isso, sem refletir sobre quão tóxico é este hábito. Por isso hoje decidimos falar do assunto.

Na verdade, nós já tínhamos comentado sobre o tema em que citamos uma frase atribuída a Hemingway: Não há nada nobre em ser superior ao seu semelhante. A verdadeira nobreza é ser superior ao seu antigo eu.” Mas este debate é tão importante que merece mais reflexão.

POR QUE TEMOS ESSE IMPULSO?

comparar com os outros

Vamos aos fatos, ok? Todo mundo tem um impulso de comparação. Quando você pensa em alguém que se formou com você na faculdade, e hoje está num cargo alto ganhando mais do que você, é difícil escapar do sentimento de incompetência: “Sou um merda.”

Em geral, paramos o raciocínio por aí, sem refletir com mais profundidade: “Ei, calma aí. Onde essa comparação vai me levar?” A resposta é “lugar nenhum”. Ou, melhor, na “frustração”. Os méritos de uma pessoa não diminuem os seus. Você não sabe qual foi a trajetória dele até chegar lá. As oportunidades, as condições, os acasos.

Até mesmo se você pegar dois irmãos gêmeos — que teoricamente teriam potencial igual — eles passam por experiências individuais que vão moldar personalidades diferentes, os fazendo trilhar caminhos distintos. A vida de ninguém é igual à do outro.

AS APARÊNCIAS ENGANAM

comparar com os outros

Inclusive, essa idealização alheia pode nos enganar. Você não sabe o que se passa exatamente na cabeça dos outros. Até porque os fatores externos que vemos – como riqueza material – nem sempre são sinônimo de felicidade. Quem tem o dobro do seu salário não tem, necessariamente, 2x o seu mérito ou 2x a sua felicidade.

Se este sentimento de inferioridade é nocivo, o mesmo se aplica ao de superioridade. Buscar a satisfação no fato de que você tem um salário maior do que os outros, ou seus posts têm mais curtidas no Instagram, ou você é simplesmente mais bonito, também vai trazer infelicidade.

Afinal, neste caso o seu mérito só tem validade ao ser comparado com o de outra pessoa teoricamente menos bem-sucedida, e as suas conquistas por si perdem todo o valor. Isso sem contar na injustiça que você está cometendo com o outro, pois você novamente não sabe o que o levou até lá.

COMO LIDAR COMO O VÍCIO DE COMPARAR?

comparar com os outros

Se livrar deste hábito não é fácil, mas o primeiro passo é identificar o problema, o que acabamos de fazer aqui. Sempre que você cair nesta armadilha, lembre-se da frase de Hemingway: “Não há nada nobre em ser superior ao seu semelhante. A verdadeira nobreza é ser superior ao seu antigo eu.” Essa uma lição de sabedoria infinita.

Coloque na cabeça que comparações são sempre injustas (porque as pessoas são diferentes), ilusórias (não sabemos a realidade interna de cada um), gasta um tempo precioso que poderíamos estar usando na evolução pessoal e gera ressentimento em relação aos outros.

Ou seja? Temos muito a perder e nada a ganhar fazendo isso. Como Theodore Roosevelt sabiamente definiu: “A comparação é o ladrão da alegria.”

E aí, convencido de que se comparar com os outros é um hábito altamente tóxico?

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

05 verdades que ninguém te conta....

 

5 Verdades que Ninguém te Conta



Hoje trago verdades que precisam ser ditas, e talvez você não esteja preparada para ler e talvez custe a acreditar, mas quero que leia com carinho e olhando pra si com gentileza.

Antes de tudo, quero te fazer algumas perguntas, como você tem falado consigo mesma? Quais pensamentos você tem tido ao seu respeito? Você diria pra outras pessoas palavras duras com a mesma facilidade que diz pra si mesma quando comete um erro? Porque se cobrar tanto? Quero que reflita nessas perguntas por instante e passe a vigiar as palavras e pensamentos que você utiliza para se referir a si mesma, seja gentil com você, você merece!

Feitas as perguntas, agora vamos às verdades que você precisa saber!

1- Você é linda!
Pode parecer clichê, mas é verdade. A beleza é relativa e tenho certeza que há pelo menos 10 pessoas que te acham bonita. Mas a primeira e mais importante pessoa que deve achar e se sentir assim é você, pois quando acreditamos que somos realmente bonitas, isso gera uma autoconfiança que logo é transmitida aos outros, e não há nada mais poderoso que uma mulher autoconfiante.

2- Você tem inúmeras qualidades
Sei que é difícil as vezes reconhecer nossas qualidades, mas temos, viu? E muitas, e temos que reconhecer cada uma delas e se orgulhar. Exercício do dia: faça uma lista com pelo menos 10 qualidades suas, se tiver dificuldade, peça à uma amiga que lhe diga algumas, tenho certeza que você anotará bem mais que dez.

3- O que as pessoas pensam ou falam sobre você são problemas delas.
Quando você entender que o que as pessoas falam ou pensam ao seu respeito não reflete uma verdade absoluta sobre você, a sua vida será bem mais leve e livre, pois as pessoas sempre vão falar, e as pessoas que falam mal dos outros, geralmente, não tem nada de bom pra fale sobre si, portanto, não dê importância pra elas, faça o que tem vontade e deixem que falem, afinal, a opinião delas não vai mudar sua vida, e nem deve.

4- É impossível agradar a todos
Isso é óbvio, por isso não tente. Seja você mesma, afinal o que nos torna únicas é exatamente nossa personalidade, jeito de ser, e as pessoas vão gostar de você pelo que você é, faça por você e não para agradar terceiros.

5- A autoestima começa de dentro
A nossa autoestima tem muito mais a ver com coisas internas do externas, pois ela formada com base naquilo que enxergamos em nós, se você se enxerga de maneira distorcida com tendência negativa, logo sua autoestima será baixa, por isso a importância de buscar autoconhecimento e até mesmo ajuda profissional, muitas vezes a terapia ajuda muito nesse processo.

"A autoestima está relacionada à confiança sobre nós mesmos, sobre como enxergamos a nossa imagem frente à sociedade, e o valor que atribuímos à nós. Algumas pessoas se identificam com alto valor, possuem confiança para decisões, uma opinião formada e a sensação de capacidade para enfrentar qualquer problema." 

"Se ame, se cuide, faça por você e nunca dependa dos sentimentos de alguém." 

PSICÓLOGO AMGO OU AMIGO PSICÓLOGO

  Na delicada dança das relações humanas, um verso inesperado ecoa: "Muitas vezes não se quer um psicólogo, e sim um amigo." Essa...