quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Conflito conjugal...



.
Dizer que problema conjugal, na verdade, é problema pessoal, faz sentido para você? Pelos olhos da psicoterapia specht, isso faz todo o sentido.

O casamento é composto por duas pessoas, duas histórias, duas vidas. Cada uma delas possui dores e marcas que reverberam no seu comportamento hoje, seja dentro ou fora do casamento. Tudo, absolutamente tudo que vivemos, que causou dor, e não foi resolvido, molda o nosso comportamento até hoje.

Ou seja, se o casamento está com problemas, significa que as pessoas que o constituem estão com problemas. Correto? Logo, não existe problema de casal, existem problemas de pessoas que estão casadas. Assim sendo, resolvendo os problemas pessoais de cada um, naturalmente, a interação entre eles será muita mais fluída, e melhor.

Se você está com muito conflito no seu casamento é sinal de que você, vocês, ou seu cônjuge precisam dar atenção às suas próprias questões.

Então porque um sempre culpa o outro, ou ambos culpam a relação?
Porque é sempre mais cômodo responsabilizar algo, ou alguém, do que olhar para dentro de si, e descobrir suas próprias feridas, e trata-las.

Quem trai, trai por questões suas, nunca por culpa do outro.
Quem tolera um relacionamento abusivo, o faz por inúmeras vivencias pessoais.
Assim é com quem é agressivo, omisso, invasivo, permissivo, e seja lá o problema que for.

Ninguém tem culpa,  pois não é um tribunal, mas ambos têm suas responsabilidades.

Enquanto se procura um culpado, não se encontra solução. Mas quando se dá atenção à causa, à raiz, o problema se resolve.

Uns querem tratamento, outros não, por isso que, por vezes, casais ficam juntos, e outras não. Mas, em todo caso, as decisões passam, uma vez submetidos à terapia, a fazerem muito mais sentido porque agora deixa-se de agir pela dor, e passa-se a agir por quem, de fato, se é, de forma coerente com a vida que se quer ter.

🔵 A psicoterapia specth ajuda pessoas a se resolverem elas mesmas, com suas histórias e dores, e consequentemente, a se relacionar de forma mais harmoniosa com o outro!

Abilio Machado
Psicoterapeuta SPECHT
Arteterapeuta Plástico e Cênico
Psicomassoterapeuta QiGong

#psiabiliomachado #terapiaparacasais
#terapiaonline #terapiaintegrativa #terapiacognitivocomportamental #terapeuta #terapia #psicoterapeuta #psicoeducacao #psicomassoterapia #espacoterapeuticohonoriosaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PSICÓLOGO AMGO OU AMIGO PSICÓLOGO

  Na delicada dança das relações humanas, um verso inesperado ecoa: "Muitas vezes não se quer um psicólogo, e sim um amigo." Essa...