segunda-feira, 22 de junho de 2026

NÃO É INDIFERENÇA. É MATURIDADE

NÃO É INDIFERENÇA. É MATURIDADE.


Há pessoas que olham para a nossa mudança e dizem:

"Tu já não és o mesmo."

E talvez tenham razão.

Porque a vida ensina.

O tempo transforma.

As cicatrizes explicam aquilo que as palavras nunca conseguiram explicar.

Não é que o coração tenha ficado frio.

Não é que a consideração tenha desaparecido.

Não é que tenhamos deixado de nos importar.

Acontece que, depois de tantas decepções, aprendemos que nem tudo merece a nossa energia.

Chega um momento em que deixamos de correr atrás de quem nunca caminhou na nossa direcção.

Deixamos de insistir em conversas unilaterais.

Deixamos de mendigar atenção, carinho, respeito e presença.

Porque a reciprocidade não deve ser implorada.

Deve ser natural.

O amadurecimento tem esta característica curiosa:

Ele ensina-nos a valorizar a paz mais do que a aprovação dos outros.

Ensina-nos a distinguir companhia de conveniência.

Presença de interesse.

Amor de dependência.

E, aos poucos, começamos a desapegar-nos daquilo que apenas ocupava espaço na nossa vida sem acrescentar valor.

Algumas pessoas chamam isso de frieza.

Eu chamo de amor-próprio.

Porque crescer também significa aprender a fechar portas que já não conduzem a lugar nenhum.

Nem toda distância é falta de afecto.

Às vezes, é apenas a decisão de não permanecer onde o esforço vem de um lado e a indiferença do outro.

A vida fica mais leve quando entendemos uma verdade simples:

Quem quer ficar, encontra motivos.

Quem não quer, encontra desculpas.

E quem é recíproco nunca nos faz sentir sozinhos numa relação que deveria ser construída a dois.

✍🏾  #Reciprocidade #AmorProprio #Maturidade #LicoesDaVida #Relacionamentos #CrescimentoPessoal #Consciencia #Vida #Reflexao 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO É INDIFERENÇA. É MATURIDADE

NÃO É INDIFERENÇA. É MATURIDADE. Há pessoas que olham para a nossa mudança e dizem: "Tu já não és o mesmo." E talvez tenham razão....