O dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para marcar a data e colaborar para a conscientização e educação sobre o tema, divulgo abaixo algumas dicas de prevenção. As informações são do Instituto Nacional de Câncer (Inca):
Pequenos hábitos podem ter grandes impactos na sua saúde
Não fume!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
Alimentação saudável
Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal (frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas) e pobre em alimentos ultraprocessados (como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas) pode prevenir novos casos de câncer. Evite, também, comer carne processada (presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru).
Mantenha o peso corporal adequado ao longo da vida
Pratique atividades físicas, como caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear e cuidar da casa ou do jardim, ou busque modalidades como a corrida de rua, a ginástica, a musculação, entre outras. Experimente, ache aquela modalidade que você goste, aproveite e busque fazer dessas atividades um momento prazeroso e divertido.
Mantenha seus exames de rotina em dia
É importante a realização periódica de exames. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado, seguir as orientações médicas e o tratamento indicado.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar (inclusive nos lábios).
Fonte: Inca / Abilio Machado Psicoarteterapeuta ICH
#04defevereiro #diamundialdocancer #psicoarteterapeutaabiliomachado #capelaniahospitalar #inca
Nenhum comentário:
Postar um comentário