CHEGA DE FIUFIU
Você lembra da primeira vez em que foi assediada ou sentiu que estava sendo vista sexualmente? Como isso impactou sua vida?
Recentemente, a cantora Jewel revelou ter começado a sofrer assédio ainda aos 8 aos de idade. "Um homem colocou moedas na minha mão dizendo 'Me liga. Seria ótimo te f*der quando você for mais velha". Ela não é a única. Além de diversos depoimentos sobre crianças coletados no Mapa #ChegadeFiuFiu (http://chegadefiufiu.co m.br/) que já demonstravam essa face do assédio, o depoimento de Jewel levou mulheres a compartilhar suas histórias também como a de
você for mais velha". Ela não é a única. Além de diversos depoimentos sobre crianças coletados no Mapa #ChegadeFiuFiu (http://chegadefiufiu.co m.br/) que já demonstravam essa face do assédio, o depoimento de Jewel levou mulheres a compartilhar suas histórias também, como a de Angela D. (nome fictício):
- Quando tinha 9 anos, Angela adorava fazer - espacate. Um dia, estava fazendo vários em uma coreografia quando, ao levantar no fim da música, um colega de seu pai puxou-a de lado e disse: "Um dia você vai fazer um homem muito feliz com esses movimentos"
O assédio e a conscientização das mulheres de que seu corpo é visto como público pode vir de homens mais velhos, mas também de colegas próximos em idade. Sob o pretexto da experimentação e socialmente perdoados pela desculpa de que "menino é assim mesmo", por vezes eles ultrapassam limites que as meninas ainda não têm nem noção de que devem existir.
É nessa fase que muitas delas sentem culpa e vergonha pelo assédio que sofrem, além de nem sempre contarem com a compreensão de adultos que reproduzem machismo ao afirmar que essas interações são elogios e/ou fazem parte da vida das mulheres e isso simplesmente não é - verdade. Todos têm o direito à liberdade e à privacidade, e ambos são gravemente prejudicados pelo assédio.
Gostou do texto ?
Deixe sua opinião, seu comentário...me siga...
Nenhum comentário:
Postar um comentário