domingo, 9 de julho de 2023

Chega de fiufiu






CHEGA DE FIUFIU


Você lembra da primeira vez em que foi assediada ou sentiu que estava sendo vista sexualmente? Como isso impactou sua vida?

Recentemente, a cantora Jewel revelou ter começado a sofrer assédio ainda aos 8 aos de idade. "Um homem colocou moedas na minha mão dizendo 'Me liga. Seria ótimo te f*der quando você for mais velha". Ela não é a única. Além de diversos depoimentos sobre crianças coletados no Mapa #ChegadeFiuFiu (http://chegadefiufiu.co m.br/) que já demonstravam essa face do assédio, o depoimento de Jewel levou mulheres a compartilhar suas histórias também como a de

você for mais velha". Ela não é a única. Além de diversos depoimentos sobre crianças coletados no Mapa #ChegadeFiuFiu (http://chegadefiufiu.co m.br/) que já demonstravam essa face do assédio, o depoimento de Jewel levou mulheres a compartilhar suas histórias também, como a de Angela D. (nome fictício):


- Quando tinha 9 anos, Angela adorava fazer - espacate. Um dia, estava fazendo vários em uma coreografia quando, ao levantar no fim da música, um colega de seu pai puxou-a de lado e disse: "Um dia você vai fazer um homem muito feliz com esses movimentos"


O assédio e a conscientização das mulheres de que seu corpo é visto como público pode vir de homens mais velhos, mas também de colegas próximos em idade. Sob o pretexto da experimentação e socialmente perdoados pela desculpa de que "menino é assim mesmo", por vezes eles ultrapassam limites que as meninas ainda não têm nem noção de que devem existir.


É nessa fase que muitas delas sentem culpa e vergonha pelo assédio que sofrem, além de nem sempre contarem com a compreensão de adultos que reproduzem machismo ao afirmar que essas interações são elogios e/ou fazem parte da vida das mulheres e isso simplesmente não é - verdade. Todos têm o direito à liberdade e à privacidade, e ambos são gravemente prejudicados pelo assédio.

Gostou do texto ?

Deixe sua opinião,  seu comentário...me siga...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos poucos tudo muda

 Há um dia em que a casa fica estranhamente silenciosa, e não é porque a criança foi embora. Ela ainda está ali, sentada no chão, no sofá, n...